quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Andy Warhol


O quarto filho de uma família da classe oberaria de imigrante da Eslováquia nasceu no dia 6 de agosto de 1928 na cidade de Pittsburgh no EUA, seu nome de registro é Andrew Warhola, para o mundo ele se tornou Andy Warhol e foi considerado um dos mais influentes artistas do século XX, sua arte causou um grande impacto intelectual no conceito pós-moderno.



Andy começou sua carreira como design gráfico aos 17 anos se formou e logo apos se mudou para Nova York e começou a trabalhar como trabalhou para fábrica de sapatos I. Miller, ilustrou livros e crio cenários ilustrador de revista, Vogue e The New Yorker foi alguns dos nomes que empregou Warhol nesse período. Andy obteve grande sucesso, tudo isso ainda na década 50. 




Nos anos 60 Andy revoluciona e cria o Pop Art, transforma temas do dias em obras de grande impacto, usando os quadrinhos do Popeye e Super-Man como fonte de inspiração, foi quando em sua primeira grande  mostra expôs o retrato de 37 tipos de sopa da marca Campbell´s. As latas de sopa fazem referencia a crescente indiferença e a comodidade da sociedade.





Usando cores vivas Andy também utilizou imagens populares como a da Coca-Cola ou imagens de ícones da historia de varias seguimentos como Marilyn Monroe do cinema, Michael Jackson da musica, Pelé do esporte, Che Guevara da politica e até mesmo do mundo da arte como a Mona Lisa entre outros.



O artista usava em grande parte de suas obras o processo de serigrafia conhecido também como silk-screen um mecanismo de impressão no qual a tinta é vazada pela pressão de uma rodo ou puxador através de uma tela preparada. Andy também usava colagem e outros matérias reciclados.




O Pop Art que Andy trouxe é pra mostrar que não a barreiras entre a arte e nossa vida cotidiana, mostra uma sociedade extremamente consumista, e com o processo de silkagem reproduziu obras de arte em massa e essa era uma de suas excentricidades oque era para ser único e de poucos para Andy era muito e para vários isso o elevou a um estaus cult que não será alcançado por qualquer um, ele amava toda e qualquer expressão artística deixou sua marca no cinema no teatro e na musica e logico nas artes plasticas.





O dono da frase mais contemporânea de todos os tempos (No futuro todos serão famosos durante quinze minutos) morreu no dia 22 de fevereiro de 1987 apos um operação na vesícula, está enterrado em um cemitério na Pensilvania.



Em 1968 a fundadora e único membro do manifesto SCUM ( Sociedade para Eliminar os Homens) Valerie Solanas atirou contra Warhol apos ele ter negado produzir sua peça, ele sobreviveu mas está episodio é tema do filme Eu Atirei em Andy Warhol lançado de1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...