quinta-feira, 5 de julho de 2012

Tarsila do Amaral

Abaporu
do Tupi "homem que come carne humana"

Tarsila Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886 em Capivari, filha de uma milionária família de fazendeiros, Tarsila passou sua infância no interior junto com seus sete irmãos. Devido a riqueza da sua família recebeu a melhor educação de sua época que seria a francesa.

A Negra
Tarsila casa com um membro conservador da sociedade paulista, que não permite seu desenvolvimento na arte, Tarsila pede a anulação de seu casamento.

Antrofagioa
Sua introdução naarte vem em 1917, com sua viagem para Europa, mas seu integração com o mundo artístico acontece em seu retorno ao Brasil, em 1922 quando é apresentada em uma confeitaria paulista aos Modernistas, Oswaldo de Andrade, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia e Anita Malfatti, esse se tornaria o grupo do cinco.


Em 1923, junto com Oswaldo de Andrade, que futuramente tornaria seu marido, Tarsila retorna para Europa para estudar a arte cubista e conheceu o mestre Picasso.

O Lago
1924 foi o ano que a artista fez sua viagem de “redescoberta do Brasil” com seus amigos modernistas, em sua viagem Tarsila adotou temas tropicais da flora e fauna brasileira, dando inicio a sua fase “Pau-Brasil”


Manacá
Sua primeira exposição foi realizada em 1926 em Paris, em 1928 Tarsila pinta o Abaporu, essa é a obra brasileira mais valiosa no mundo, adquirida por 1,5 milhão de dólares por um colecionador argentino.

O Pesgador
A obra Abaporu deu origem ao manifesto Antropofágico idealizado por Oswaldo de Andrade, lido em 1928, contendo ideias ideológicas inspiradas em Marx, Freud, Rosseau.


Anjos
Apenas em 1929 as obras de Tarsila ganha uma exposição no Brasil, no Rio de Janeiro, com a Crise de 29, Tarsila perde sua fazenda, e boa parte da fortuna de sua família, nesse mesmo ano seu marido Oswaldo de Andrade declara seu amor por outra, a revolucionaria Pagu.Com o divorcio e a crise, Tarsila se entrega a arte.

A Lua
Em 1930 se trona conservadora da Pinacoteca do Estado de São Pauloe realizou o primeiro catálogo do primeiro museu de arte paulista, Tarsila se casou novamente, com um psicólogo, voltou para Paris e sofreu problemas financeiro tendo que trabalhar como operária e pintora de parede e portas.

Operários
Em seu retorno ao Brasil em 1933 foi presa acusada de subversão e pinta o tela “Operários”, nos anos 30 Tarsila pinta temas voltado a questões sócias. Depois de se divorciar de seu marido casa com o escritor 20 anos mais novo que ela Luís Martins esse seu relacionamento dura até os seu 50 anos.

O Ovo ou Urutu
Após um erro em uma cirurgia na coluna Tarsila fica paralítica e em 1966 perde sua única filha, fruto de seu primeiro casamento, Tarsila se apoia na religião espirita para se fortalecer, doando parte de seu ganho pela venda de seus quadros para a instituição dirigida por Chico Xavier, de quem se tornaria amiga pessoal.


Em 1973 a mulher símbolo do modernismo brasileiro, falece no hospital em São Paulo devido a depressão. Seu leito eterno está localizado no Cemitério da Consolação.

Tarsila do Amaral
1886 - 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...