O Tempo da Arthe

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um  período de tempo!


Renascimento
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII,o período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena.
Alguns nomes do movimento:
Nicola Pisano
Donatello
Michelangelo
Botticelli
Leonardo da Vinci
Rafael





Maneirismo
Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico do século XVI que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600, ele se carecteriza pela distorções da forma humana, exagero e sensualidade como uma revisão dos valores clássicos e naturalistas. A palavra deriva do termo italiano maniera, "maneira", indicando o estilo pessoal de determinado autor. O ambiente que deu origem ao Maneirismo foi marcado por profundas mudanças na economia, na política, na cultura e na religião. Na política a invasão da Itália pela França, Alemanha e Espanha entre o fim do século XV e o início do século XVI levou a uma radical alteração no equilíbrio de forças do continente, culminando no Saque de Roma de 1527.
Alguns nomes do movimento:
Hans von Aachen
Bartolomeo di Cassino
Luca Longhi
Simone Peterzano
Giacomo Zanguidi
Livio Agresti




 
Neoclassicismo
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência em toda a arte e cultura do ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica o movimento que celebra as artes e a arquitetura da Grécia e da Roma antiga. O nascimento do Neoclassicismo se deve em linhas gerais ao crescente interesse pela antiguidade clássica que se observou na Europa em meados do século XVIII, associado com a influência dos ideais do Iluminismo, que tinham base no racionalismo, combatiam as superstições e dogmas religiosos, e enfatizavam o aperfeiçoamento pessoal e o progresso social dentro de uma forte moldura ética. Apesar de a arte clássica ser apreciada desde o Renascimento, o era de forma circunstancial e empírica, mas agora o apreço se construía sobre bases mais científicas, sistemáticas e racionais. Alguns nomes do movimento:
Rembrandt Peale
Domenico Corvi
Matthias de Visch




Romantismo
Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia.caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo. Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo(escapismo é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis) empolgado pela imaginação, o autor idealiza temas, exagerando em algumas de suas características. Dessa forma, a mulher é uma virgem frágil, o índio é um herói nacional, e a pátria sempre perfeita.
Alguns nomes do movimento:
Richard Parkes Bonington
Louis Boulanger
Karl Briullov
Auguste-Barthélemy Glaize
Charles Gough
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...