sábado, 13 de outubro de 2012

Tela de Gerhard Richter estabelece recorde

"Abstraktes Bild (809-4)"
Obra vendida por 
34,2 mi



Obra do alemão Gerhard Richter estabeleceu um novo recorde de preço pago em um leilão pela obra de um artista vivo, após ser vendida por 34,2 milhões de dólares, afirmou a casa de leilões Sotheby's de Londres. 




A tele pertencia a coleção do guitarrista Eric Clapton e foi vendida para um comprador anônimo. A estimativa do musico era de US$19 milhões, entretanto a obra de Richter bateu o recorde anterior de 28,6 milhões pagos pelo quadro "Flag", de Jasper Johns.





Gerhard Richter nasceu no dia 9 de fevereiro em 1932 na cidade de Dresden, Alemanha. Nos anos 60 Richter realizava "fotopinturas", ele projetava fotografias sobre telas traçava o contorno e usava a original para a distribuição de cores.




Em 1963 junto com dois amigos ele fundou o movimento capitalista realista em protesto á cultura de consumo.Nesse mesmo anos de 63, Richter realizou sua primeira exposição. Nessa mesma época o artista começou a realizar obras abstratas.




A obra"Abstraktes Bild (809-4)",de Gerhard é a segunda desse ano bater recorde. em maio a  tela de O Grito de Edvard Munch bateu o recorde da obra leiloada mais cara, quando arrecadou 119,9 milhões, em Nova York desbancando um Picasso.


Gerhard Richter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...