sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jackson Pollock


Pollock em seu atelie em Long Island
“Nunca se disse o suficiente sobre a destreza de Pollock, sua incrível capacidade de acelerar uma linha afiando-a e desacelerá-la dilatando-a”, foi como o poeta americano Frank O´Hara descreveu o mestre do “gotejamento”

Numero 8
1949

Nascido em 28 de janeiro de 1912 na cidade de Cudy, criado no Arizona e na Califórnia eo estadunidense Paul Jackson Pollock, foi um percussores do expressionismo abstrato. Seu envolvimento com a arte começou em 1928 quando foi estudar arte em Los Angeles.


Pollock e sua esposa

Em sua fase de aprendizagem Pollock foi apresentado para a Sociedade Teosófica, um grupo de estudo religioso focado em fenômenos mediúnicos, Pollock incorporou isso em suas obras.

Convergência
1952

Em Nova York estudou, desenho, pintura e composição, durante na Crise de 29, Pollock trabalhou para Federal Art Project, um programa estatal que promovia o papel do artista na sociedade, os artista participantes tende a se rebelar, devido os princípios regrados do projeto, as obras tinha que ser voltadas para o estilo social-realista uma forma de nacionalismo.

Mastros Azuis: Número 11
1952

Com a Segunda Guerra Mundial houve um grande uma debanda de artistas da Europa para a América então Paris perde o posto de capital da arte. Começa haver varias exposições de artistas europeus em solos americanos.


Pollock tem sua grande guerra pessoal, contra a depressão e o alcoolismos. Em 1937 internou-se por quatro meses em um sanatório. Após essa face no qual teria que aprender viver por todo sua vida, Pollock descobre sua singularidade na arte, incorpora sua pintura com elementos dos modernistas espanhóis Picasso e Miró.

Número 1
1948

Casou-se com a artista Lee Krasner em 1945 e se mudou para LongIsland onde transformou um celeiro em um grande ateliê. Em 1947 Pollock produz suas primeiras obras usando a técnica do gotejamento, dispondo de um grande espaço, Pollock abria a tela sobre o chão, em seguida derramava e gotejava a tinta sobre a tela, Pollock fazia passagens sucessivas por toda a tela, como uma aranha que tece sua teia.


Em 1951 nasce a escola de Nova York, no MoMa a uma exposição de pintura abstrata. O termo expressionismo abstrato surgi na Alemanha para descrever obras de arte não figurativas do expressionismo alemão, um critico americano da revista New Yorker usou o mesmo termo para descrever um grupo de artistas que estava surgindo no cenário de Nova York nos anos 40 á 60, no qual Pollock foi um dos percussores. A forma dos americanos trabalhar era diferente dos alemães mas também buscavam causar o efeito emocional ou expressivo dos alemões.

Embora a obra de Pollock aparentemente vem de um acaso, o artista garante que todo sua pintura é planejada, “Não há nada fortuito”, diz Pollock, “A pintura tem vida própria, mas o produto final depende sempre da vontade do artista”, complementa.


Pollock foi o expoente do expressionismo abstrado, um dos primeiros pintores americanos a ser equiparado em vida aos mestres europeus da arte, apesar de suas obras percorrer o mundo todo em exposições, Pollock nunca sai dos Estados Unidos, morreu em um acidente de carro em 11 de agosto de 1956.


 Pollock (2000)
Filme biografico do artista, dirigido e protagonizado por Ed Harris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...