quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Edgar Degas


Helaire Germaine Edgar de Gas nasceu em Paris, França em 19 de julho de 1834 em um berço burgues,  seu  pai era um banqueiro e gerenciava um banco pertencente a sua família.

A Família Bellelli
1858
Bolsa de Algodão de Nova Orleães
1873

Com o apoio de sua abastada família que não negligencio seu talento Degas pode ter aos seu 16 anos um ateliê em sua casa onde produziu obras de grande valor. Aos 20 anos se entregou de forma total para arte foi estuda na escola Beaux-Arts em Paris e passou três anos na Itália.

Prima Ballerina
1876
A Aula de Dança
1881
Foyer de Dança de Ópera
1872
Sua primeira exposição foi em 1865 no salão de Paris. Degas participou de sete das oito mostra impressionista, inclusive a que recebeu o nome pelo critico Louis Leroy de "Mostra dos Impressionista" devida o quadro de Claude Monet, também estava na mostra Berth Morisot e Pierre Auguste Renoir, mas Degas distanciou desse movimentos se tornando um impressionista brando, Degas queira transparecer beleza em sua obra.

Engomadeiras
1884
Na Chapelaria
1882

Apesar de ter a mulher como tema central na maioria de seus quadros Degas era misógino (misoginia é o desprezo pelo sexo feminino)  e nunca se casou, considerava as mulheres algo inferior á sua arte. Degas morreu em 1917 em Paris, França





Mulher Depois do Banho
1890
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...