sexta-feira, 22 de abril de 2011

Amadeo Modigliani


O italiano Amadeo Clemente Modigliani nasceu em 12 de julho de 1884 em uma família judia falida e em toda sua vida berou a margem da miséria. Em sua infância sofreu varias doenças prejudicando sua saúde por toda sua vida. Desde criança tinha paixão pela arte, apoiado pela mãe que o matriculou em uma escola da arte.



Em 1906 mudou-se para França onde conheceu Jeanne Hébuterne uma pintora iniciante de uma família catolica conservadora, que se tornou sua maior musa, esposa e mãe de sua filha Jeanne e também conheceu Pablo Picasso com quem teve uma relação de amor e ódio.

Jeanne Hébuterne
Modigliani, Picasso e Andre Salmon
Com um estilo que não pode ser classificado em nenhum movimento a arte de Modigliani estava no momento em que a pintura brigava com a chegada da fotografia. Modigliani defendia sua estética unica, seu nus eram considerados vulgar dificultando ainda mais o reconhecimento de seus trabalhos que era bem visto apenas entre o meio artístico. Modigliani também era escultor, suas esculturas tinha forte influência na arte africana e camboja.


Modigliani que tinha uma saúde abalada desde a infância não deixou que isso o atrapalhasse em sua  boemia parisiense fazendo uso excessivo de álcool e haxixe. Em 24/01/1920 aos 36 anos Modigliani morre de tuberculose, sua esposa Jeanne Hébuterne grávida de nove meses do segundo filho do casal se joga do quinto andar de um edifício um dia após sua morte.


Filme de 2004
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...