sexta-feira, 8 de abril de 2011

Salvador Dalí


O 1° Marquês de Dalí de Púbol nasceu em 11/05/1904 na Espanha em uma família de classe-media ou apenas Salvador Dalí é o nome da arte do século XX.



O movimento Surrealista tem ele como imagem já que deixou sua marca na fotografia, escultura, cinema, literatura e pintura alem disso seu próprio visual excêntrico fazia dele uma obra prima su-real. Esse seu estilo já podia ser visto em 1921 quando estudava na Academia de Artes de San Fernando em Madri, no qual foi expulso em 1926, o seu visual acabou sendo notado antes que sua arte, nessa época Dalí fez experiências com o cubismo e o dadaísmo. Muito influenciado por Pablo Picasso fez questão de velo primeiro que o Louvre em sua primeira visita a Paris, Picasso já tinha ouvido falar do jovem artista através de Miró.



Dalí foi em sua vida um pessoa muito polêmico flertando com o anarquismo e o comunista e totalmente aficionado por simbolismo podemos ver alguns elementos aparecerem com frequência em sua obras com elefante, ovo e relógios.



Gala Éluard foi sua musa e esposa, quando Gala morreu em 1982 Dalí perdeu a vontade de viver ficou totalmente desorientado e deprimido de qual maneira que prejudicando sua saúde pelo resto de sua vida até que em 1988 morreu de insuficiência cardíaca. 


Little Ashes 2009
Baseado  

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tamara de Lempicka


Nascida na Polônia como Maria Górska em 1898 para se apresentar ao mundo como a Tamara de Lempicka, nome que adotou após se refugiar para França em 1918  onde se tornou uma brilhante artista na art déco ou para alguns uma cubista suave. Sua primeira grande exposição ocorreu em 1925 em Milão onde expôs 28 obras pintada em seis meses, demonstrando mulheres e sua sensualidade com muita elegância.  


Suas obras cheias de glamour e feminilidade  retrata bem o estilo de vida que Tamara levava, conhecida pela sua beleza física sobrevivia da aristocracia para quem pintava retratos e se realizava na vida boemia das noites parisiense assumidamente bissexual não mantia seus relacionamentos em segredo, causando um certo incomodo na alta sociedade mas nada que pudesse atrapalhar sua carreira, Tamara seguiu pintando a nobreza e socialites até 1950 quando sua obra deixou de ser moda fazendo tentar mudar de estilo que não foi visto com entusiasmo pela critica, nos anos 70s sua obra volto ter ascensão antes de sua morte em 1980 a artista voltara para seu lugar de prestigio ao meio artístico  Tamara foi casada duas vezes e teve uma filha Kizette, apesar de ser uma mãe negligente sua filha está retratada em varias de sua obras.






Kizette Dormindo
1934
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...