segunda-feira, 11 de abril de 2011

Franz Marc


Esse pintor alemão teve uma carreira curta mas muito importante para arte do secular XX, nascido em 08/02/1880 em Munique Franz foi um dos maiores representantes do impressionismo alemão. Em sua passagem por Paris Franz conheceu as obras de Vincent van Gogh o pintor que tinha obras mais acadêmicas descobriu o uso intenso das cores usando para projetar emoções com por exemplo azul para o temperamento masculino e o ou para espiritualidade; amarelo para alegria feminina e vermelho para violência.




Franz tinha uma mentalidade espiritual e passa isso para suas obras, seus temas na maioria animais é devido achar que estava totalmente ligada a natureza, representando o mundo como é visto pelos olhos de um animal, buscando equilíbrio e harmonia ... "Buscamos as coisas na natureza...Olhamos e pintamos seu lado íntimo e espiritual". De Franz Marc.



Em 1911 Franz começou uma amizade de grande frutos com Wassily Kandinsky os dois sentia a ligação arte e alma e assim no mesmo ano expuseram juntos, a amostra teve o nome de Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), nome original de umas das obras de Kandinsky.
Aos 36 anos Franz serviu na Primeira Guerra Mundial e foi abatido em combate.




Um comentário:

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...