terça-feira, 20 de julho de 2010

Dadaísmo


O dadaismo surgiu em Zurique a maior cidade de Suiça em 1916, dada é como as crianças chama aquele cavalinho de madeira o nome foi escolhido de forma aleatoria para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, Dada vem para abolir de vez a lógica, a organização, a postura racional, trazendo para arte um caráter de espontaneísmo e gratuidade total, o Dadaísmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica por ele desencadeado.



A ideia era que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse comandada apenas pelo automatismo psíquico, selecionando e combinando elementos por acaso. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.

O Crítico de arte - 1919
Raoul Hausmann
"A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta". Diz o poeta françês Tristan Tzara (tradução "triste terra") que participou na fundação do movimento dadaísta.


A combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical o ceticismo absoluto e improvisação e enfatizando o ilógico e o absurdo do Dadaismo foi as preliminares para o Surrealismo, a Arte Conceitual, a Pop Art e o Expressionismo Abstrato.




Um comentário:

Se algo te faz pensar? Expressa-se!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...